quarta-feira, 30 de abril de 2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Doe Um Livro e Dê Asas à Imaginação" - Nova Biblioteca Infantil na Comunidade Santa Isabel

Pontos de entrega: Casa Ziraldo de Cultura,
CDL, Casarão das Artes e Skina 7
Apoio: Prefeitura Municipal de Caratinga

Participe "Aqueça Seu Coração, Doe Um Agasalho" O Frio Passa, A Solidariedade Fica

Doações na Casa Ziraldo de Cultura, até o dia 15 de agosto / 2014

A Casa Ziraldo de Cultura e a Associação Estação Cultural de Caratinga lançam nesta sexta-feira, 25 de abril, a Campanha do Agasalho. 
Com o tema “Aqueça o seu coração, doe um agasalho”, as Instituições pretendem envolver a nossa comunidade na arrecadação de peças de roupas em bom estado, como: casacos, meias, calças, blusas e também cobertores, mantas. 
A campanha permanecerá até o dia 15 de Agosto e a distribuição das peças arrecadadas serão doadas a entidades assistenciais de Caratinga. 
Posto de Entrega: Casa Ziraldo de Cultura 
Tipo de doação: casacos, meias, calças, blusas, cobertores, mantas, camisas, calçados.
Horário: das 9 às 11 horas e das 13 às 18 horas. 
Público alvo: crianças e adultos. 
Apoio: Prefeitura Municipal de Caratinga 
Participe, faça sua doação!
Informações: 3322.1825

sábado, 5 de abril de 2014

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Projeto da Prefeitura de Caratinga Premiado Pela ONU e Pelo Estado de Minas Gerais é Tema de Exposição Fotográfica na Casa Ziraldo de Cultura

Exposição Projeto Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos

Exposição mostra a instalação de Fossas Sépticas que tem levado até os moradores da zona rural uma alternativa eficaz e de baixo custo para a destinação final do esgoto domiciliar.

A Prefeitura de Caratinga inaugurou nesta terça-feira, 2, a Exposição Projeto Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos. A mostra de fotografias é um reconhecimento ao Projeto premiado pela ONU como o melhor de MG pelo Governo do Estado e ficará aberta ao público na Casa Ziraldo de Cultura até o dia 17 de abril. 
O Projeto Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos leva até aos moradores da zona rural, uma alternativa eficaz e de baixo custo para a destinação final do esgoto domiciliar, evitando que este seja despejado diretamente nos afluentes dos córregos e dos rios. 
A cerimônia de abertura da exposição contou com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Município, alunos de escolas municipais e estaduais e da comunidade, que puderam conhecer o processo de instalação das fossas. 
O coordenador do Projeto, José Corintho Araújo Costa, explica como a instalação das fossas tem melhorado a vida dos moradores da zona rural de Caratinga. “O Projeto Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos é acessível ao homem do campo. 
A instalação das fossas é fundamental no combate às doenças, verminoses e endemias, pois evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo”. 
O prefeito Marco Antônio afirma que este Projeto faz parte das ações de saneamento básico. “O Projeto das Fossas Sépticas leva melhores condições de saúde à população do campo. Investir em saúde é investir em saneamento. 
Este projeto mostra que, com apenas R$ 300,00 é possível diminuir a poluição do solo e dos rios e evitar a contaminação da população por parasitas”.Exposição Fossas Sépticas Gabriel Martins Crespo Marco Antônio destacou, ainda, que a função do prefeito é a de “abrir portas” e dar condições aos servidores de avançarem com projetos que melhorem a vida do caratinguense. “A Prefeitura de Caratinga tem funcionários muito capazes, prova disso é o sucesso deste projeto com reconhecimento do Governo do Estado e, internacional, pela Organização das Nações Unidas (ONU)”. 
O estudante Gabriel Martins Crespo, do 5º ano da Escola Municipal Dona Glorinha Rocha Abelha, conta o que aprendeu na exposição. “Acho muito importante este projeto, temos que evitar a poluição da água, precisamos cuidar para que ela não acabe. Todo morador do campo deveria instalar uma a fossa séptica em sua casa”. 
O Projeto Fossas Sépticas Econômicas começou a ser implantado em 2009, após um pequeno questionário junto aos produtores rurais para saber porque não implantavam as fossas de alvenaria (tijolos e concreto), cerca de 90% responderam que o custo era muito elevado. A partir daí, surgiu a ideia de confeccionar as fossas com os tambores plásticos. 
O Projeto recebeu o primeiro reconhecimento em setembro de 2011. Fundação Banco do Brasil certificou o Projeto como sendo uma Tecnologia Social. Este foi o primeiro reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Gestão Municipal 2013-2014, dando continuidade ao “Projeto Fossas Sépticas Econômicas”, fez uma inovação com a implantação dos “Quintais Agroecológicos” , sendo novamente reconhecido e premiado pela Fundação Banco do Brasil 2013, prêmio entregue no dia 11 de novembro. No dia 24 de março, em Belo Horizonte, o Projeto Fossas Sépticas Econômicas e Quintais Agroecológicos recebeu o troféu de 1º lugar do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como o melhor de Minas Gerais e foi também agraciado com a Menção Honrosa, vencendo de outros 131 projetos de Prefeituras e Organizações Sociais do Estado. 

Casa Ziraldo de Cultura 
Horário de funcionamento:
Segunda à sexta-feira, de 9h às 11h e de 13h às 18h. 
Endereço: Avenida Benedito Valadares, 15 - Centro. 
Marcações de visitas guiadas à exposição com o coordenador do projeto pelo telefone: (33) 3329-6620

Bom público na abertura

Prefeito Marco Antônio e o coordenador do projeto José Corintho

Exposição vai até o dia 17 de abril