sexta-feira, 30 de março de 2012

Ziraldo Recebe a Visita do Coreano Jin Woo Cho

O coreano Jin Woo Cho em visita ao estúdio do Ziraldo

O coreano Jin Woo Choi cuidou do departamento de Cartum Digital do SICAF, evento que premiou no ano passado o gaucho Rafael Correa e os finalistas William Martins (SP) e Daniel Ete (Campinas). 
Montou também, uma Expo paralela de brasileiros no Sicaf. Saiu do Sicaf e está trabalhando para a empresa que criou, o ICAFE, com exposições do francês Sempé e do japonês Osamu Tezuka. 
Jim Woo Choi, chegou ao Brasil, com a missão de montar duas exposições com trabalhos representativos da cultura Latino-americana: - Cartuns que mostrem nosso povo, nossas cidades e culturas para o povo coreano. - Quadrinhos que mostrem o Brasil de 1900 aos dias de hoje (páginas avulsas datadas). 
Ele fica em São Paulo até quarta ou quinta, depois segue pro Rio de Janeiro, Curitiba. 
Em Brasilia ele visitou a exposição "Zeróis: Ziraldo em tela grande" que foi inaugurada no dia 6 de março no Museu Nacional e se estende até o dia 29 de abril. 
E na sequência: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolivia, Peru, Colômbia e Cuba. 

Fonte: http://quadro-a-quadro.blog.br/

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ziraldo Também Corta o Cabelo, HUAI?

Ziraldo, em visita a Caratinga em 2008, faz uma pausa para cortar o cabelo e ler a Revista Huai ( HUmor o Ano Inteiro  )  informativo que eu edito sobre o Salão Internacional de Humor de Caratinga.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Crianças - E Adolescentes - Primeiro!

Crianças - E Adolescentes - Primeiro
Texto e Ilustração de Ziraldo

Cartilha produzida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos, Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da república.


NR. Esta cartilha nos foi doada pelo cartunista Iéio, de São Carlos (SP). Se você também tem algum objeto, publicação, impressos realcionaso ao Ziraldo e quiser doar para enriquecer ainda mais o nosso cervo, favor entrar em contato conosco pelo e-mail casaziraldo@gmail.com

domingo, 25 de março de 2012

Ziraldo dá o Último Adeus a Chico Anysio

Ziraldo chega para a cerimônia de cremação de Chico Anysio (Foto: Alex Palarea/Roberto Filho/Jefferson Ribeiro /AgNews)
O corpo do humorista Chico Anysio foi cremado neste domingo (25), às 13h, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. As cinzas serão distribuídas entre uma floresta no Projac e em Maranguape, sua cidade natal no Ceará. 
O cartunista Ziraldo, chegou no local pela manhã, para acompanhar a cerimônia. Ele, contudo, deixou o local sem falar com a imprensa para voltar no horário da cremação.

sexta-feira, 23 de março de 2012

domingo, 18 de março de 2012

Caratinga: Cidade Berço do conhecimento e de Gente que Valoriza uma Boa História


A riqueza cultural de uma cidade só vale a pena quando é compartilhada 

Caratinga é cenário e inspiração para as histórias de Maxs Portes. A cidade povoou a imaginação do escritor com casos e personagens, agora eternizados em suas obras.


Caratinga é terra de muita gente que se dedica a escrever. É o caso do jornalista Ruy Castro, autor de biografias e livros de cronicas, e do escritor e cartunista, Ziraldo. Ele, é o pai do menino maluquinho, e dá nome a um dos espaços de cultura da cidade. A Casa Ziraldo de Cultura presta homenagem a vários caratinguenses de destaque no país. O centro, que está em reforma, abriga biblioteca, gibiteca e um espaço para exposições.



As obras de escritores da cidade também ocupam um espaço próprio na Biblioteca Municipal. Mas lá tem muito mais. Cerca de 24 mil livros estão à disposição de quem mora na cidade.



O Instituto Hélio Amaral é um centro cultural com museus, espaços pra shows e uma biblioteca, que tem mais de cinco mil livros. Entre eles, estão publicações centenárias. É o caso do Manual para Reis, Príncipes e Embaixadores. Uma edição de 1643.



Os museus do instituto ajudam a contar a história da região. O antropológico funciona em uma casa de 1923, que ficava na cidade de Entre Folhas. Toda a estrutura foi desfeita, transportada para Caratinga e remontada na forma original. Já o Museu Cultural, funciona em um outro imóvel construído em 1894 no distrito de Santo Antônio de Manhuaçu. Ele também foi desmontado num trabalho minucioso e reconstruído peça por peça.



Um vitral dos anos 50, também pode ser visitado no instituto, que ainda guarda auditório e palco pra shows. Um espaço construído depois de um sonho de um caratinguense, mas que agora é patrimônio de toda a cidade.



Berço de conhecimento. Esta é definitivamente uma das vocações de Caratinga. Cidade de gente que valoriza uma boa história. 

Confira o vídeo da reportagem:

sexta-feira, 9 de março de 2012

Homenagem Para o Ziraldo em Taguatinga

Ziraldo vestido com o uniforme confeccionado pelas crianças da Escola Classe 18 de Taguatinga

O escritor e cartunista Ziraldo – que esteve em Brasília para a divulgação da exposição Zeróis: Ziraldo na Tela Grande – participou na tarde da última terça-feira (07) do encontro Proseando com Ziraldo, um bate-papo com educadores da cidade sobre o incentivo à leitura. 
O evento aconteceu no Auditório 1 do Museu Nacional. 
Durante a cerimônia, o criador do Menino Maluquinho foi homenageado por uma turma de 16 crianças de seis anos de idade, vindos da Escola Classe 18 de Taguatinga e alunos da formadora de leitores e professora Raquel Gonçalves. 
Leia entrevista exclusiva com Ziraldo, vestido de super-heróis, as crianças contaram a Ziraldo o que faz cada um deles se sentir como salvadores do dia, além de discursarem sobre o que um herói deve fazer. 
O momento quebrou todo o clima de formalidade da cerimônia, que até então seguia ao estilo de palestra. O cartunista fez questão de cumprimentar cada uma das crianças e recebeu das mãos da professora Raquel um kit herói, com direito a capa, máscara e cinto de utilidades cheio de lápis – tudo foi desenhado e pintado pelos alunos. 
Ainda brincando com as crianças Ziraldo confessa: 
“Esse foi o mico mais emocionante que eu já passei em toda minha vida”. 
Após a homenagem Ziraldo alertou aos professores presentes a importância da leitura por prazer. O escritor colocou o estudo lúdico do texto como mais importante do que as regras gramaticais e afirmou que não adianta saber nada das regras se não souber vivenciar o que se lê. 
“O trabalho a partir de agora tem que ser para que nenhuma criança cresça analfabeta, ou analfabeta funcional. O grande problema do Brasil é a educação, e o grande problema da educação é a falta de leitura”. 
Para finalizar sua fala, Ziraldo lembrou que os cerca de 300 professores presentes no evento eram mais preocupados com a educação do que os outros mais de 35 mil professores da rede, uma vez que os presentes dão importância à leitura. 
“Como um professor vai ensinar uma criança a gostar de ler se nem ele lê? O primeiro passo é fazer os educadores tomarem gosto pela coisa, lerem junto com as crianças” completou Ziraldo.

Fonte: CERRADOMIX

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ziraldo na Tela Grande em Brasília


O Museu Nacional do Conjunto Cultural da República será palco da exposição Zeróis: Ziraldo na Tela Grande – Brasília, que faz parte das comemorações dos 52 anos da capital federal. 
A mostra será aberta amanhã e fica em cartaz até 29 de abril, com visitações sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. A entrada é franca. 
A exposição convida o público a conhecer um trabalho que o autor desenvolve em forma de cartum desde a década de 1960, mas em um novo suporte. Transportados para enormes telas, os super-heróis de Ziraldo ganham roupagem inédita. 
Segundo o artista, 95% dos quadros foram criados para a pintura, ou seja, não estão reproduzindo os quadrinhos. E foi justamente a partir dessa nova linguagem que surgiu a ideia de dialogar com o trabalho de outros artistas. 
Programa – A Secretaria de Educação do DF, parceira do projeto, vai promover, durante a exposição Zeróis: Ziraldo na Tela Grande, uma visitação escolar que levará 3,5 mil estudantes da rede pública de ensino para conhecer os trabalhos do artista. 
Professores e profissionais da educação aproveitarão a oportunidade para enriquecer o currículo escolar com as ideias de Ziraldo. 

Agendamento: (61) 3033-2929.